quinta-feira, 21 de abril de 2011

As Meninas - Renoir

Minha mãe teve duas meninas que faziam a maioria das coisas juntas. Cresci com essa gravura de Renoir na sala de jantar de casa. Presente de meu pai: orgulhoso por ter duas meninas. Uma cuidava da outra como se pudesse suplantar desejos, proteger. Havia o combinado de quem dormisse por último devia apagar a luz: eu contava muitas histórias na cama, fazia companhia ao travesseiro e deixava meus pensamentos para além de contar carneirinhos.Eu sempre apagava a luz !
E, fiz isso muitas vezes , na hora das tomadas de decisões, nos momentos em que tinhamos que escolher os caminhos. Eu estudei em colégios de irmãs, ela nos mais modernos.Não gostava das regras, mas sempre vivemos em harmonia. Novidadeiras cada uma tinha sempre o que contar. Diziamos que eramos melhores amigas...
Eu mais velha gostava do azul. Era morena, pequena. Preferia as coisas do mundo, mas gostava de terrenos sólidos para pisar. Sempre gostei de escrever. E, quando a música me tomava, acreditava ser bailarina. Tinha todas as perguntas na ponta da língua e costurava meus pensamentos com muitos sonhos. Sempre acreditei que a vida me levaria onde eu planejasse. Ela, loira, mais alta: gostava do rosa. Preferia ter à mão tudo que pudesse alcançar. Gostava mais das respostas e fazia imensos silêncios. Acreditava que divagar e sonhar eram desatinos proibidos.
Sabíamos no olhar o que queríamos. Cúmplices, driblavamos as dificuldades. Ela dirigia: um feito incomum para quem tinha apenas 13 anos. Eu preferia olhar os mapas, indicar nosso caminho.
A vida nos levou tão longe , não reconheço mais a menina que no corpo de mulher evita olhar nos olhos de quem por ela passa. Não nos vemos mais, escolha de quem diz que trabalha muito e tem agendas lotadas. No sábado, cansadas, não achamos mais tempo uma para outra.  Não sei onde nos perdemos. Em tempo, o quadro também não mora mais lá !     

(Imagem : Renoir- Rosa e Azul) 

2 comentários:

  1. Ai que triste.. Tente conversar com ela e se expõe dos seus sentimentos e desejos. Ela vai parar pra pensar e rever seus conceitos.

    Lindo texto, querida, vem domingo pra minha festa.. rs

    Beijão e ótimo feriado.

    ResponderExcluir
  2. LINDO BLOG! SUCESSO E MUITA PAZ...BJS VISITE: WWW.INSTITUTOEUQUEROPAZ.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir