quinta-feira, 17 de março de 2011

Para lembrar sempre...Sobre nossos Dramas...

O psicólogo André Camargo Costa coloca de forma simples algo sobre a nossa necessidade de dramatizar e de nos vitimizar, sem que possamos na verdade visualizar o entorno, a borda , nem destacar o lugar de onde estamos enxergando nossa dor:

“Exagerar no tamanho do problema envolve a vontade de chamar a atenção para si mesmo. É um modo de aumentar a própria importância. Muitas vezes, também pode se tratar de um deslocamento, ou seja: a reação é desproporcional à situação atual, mas seria adequada a uma outra questão, que ficou  guardada no inconsciente.
Um exemplo clássico: depois de ser demitido, você desconta em alguém no trânsito. "A descarga emocional é real, mas direcionada à pessoa errada”, completa o psicólogo.
Para André, a mesma tempestade, se desabasse no oceano, teria menos efeito do que uma marola. “Assim é para uma mente estável. Mesmo um grande problema pode ser vivido com serenidade e livre de afetações.”

Foto Internet
Viver com serenidade ou pelo menos tentar é estabelecer uma relação com a vida de forma a compreender o TODO E AS PARTES e não se centrar apenas no recorte daquilo que não funcionou, ou não deu certo. Quando olhamos apenas a parte que não encaixa do quebra-cabeça perdemos a noção do todo ... e em boa parte das vezes desistimos de buscar a solução.

SERENIDADE JÁ !



Nenhum comentário:

Postar um comentário