domingo, 1 de maio de 2011

Um pouquinho da Elis...

Enquanto houver amor,
Abra as portas, todas deste quarto
Deixa o mundo e o sol entrar (Elis Regina)

Elis Regina
Foto: Internet
 
O texto é antigo...daqueles que ficam perdidos nas pastas...rs... mas resolvi dar uma olhada e trazer para cá.
Cresci ouvindo Elis pelas vozes do meu pai que insistia em cantarolar antes do almoço, na hora do jantar ou nos espaços que sobravam entre um assunto e outro.Ele não nos dava muita alternativa em relação ao que ouvir. Minha mãe com a voz mais contida, colocava os Lps, na vitrola e não cansávamos em repetir os versos de Luiza, de Alo Alo Marciano e de Como Nossos Pais. Impresso nos gestos: os sentimentos de amor, de afeto. Sensível, me tornei  emoção. Me fiz menina e supunha entender que as emoções nos conduzem e se tornam expressas quando assumimos o que sentimos. Aprendi que chorar faz parte da alegria como da tristeza. Que faz mal segurar o choro. Entendi que quando nos permitimos sentir, somos fiéis a nós mesmos, sem permitir os filtros sociais que impõem regras de boa conduta.   
Nesse sentido, as formas de autorizar aqueles que construiram muralhas nos próprios sentimentos está na possibilidade de se entregar a ouvir a sensação, ler a dor e a alegria, tornar-se sensível a respiração, as pausas e, com isso, aprender a deixar transbordar ao menos o choro.
Explico isso sempre quando proponho a mudança de pergunta - Como você está ? é diferente de Como você se sente ? 
Deixar-se ao sabor da percepção das relações e ponderar o equilibrio entre a razão e a emoção permite o necessário auto conhecimento. 

6 comentários:

  1. Perguntar como você se sente é muito mais próximo.
    Deixa transparecer realmente o interesse.
    Posso ser indelicada e te pedir uma letra um pouco maior?
    Desculpa mas depois de uma certa idade os olhos sofrem um pouco mais.
    Obrigado.
    Perdoe-me a petulância.
    Bjs e uma boa semana

    ResponderExcluir
  2. Fabiola.. passei aqui pra agradecer a torcidaa!!! Continue torcendo pra que de tudo certoo.. se não você vai ter muito trabalho!!! :P
    Obrigada por tudo!!:D
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Elis... Amo tanto suas músicas... Nem tem palavras para descrever.
    Belo texto, adorei!
    Beijos meus e uma linda semana minha amiga.

    ResponderExcluir
  4. Olá minha amiga...

    ...grandes textos aliados a uma leveza d'alma incrível...estou seguindo.

    Parabéns !!!!!

    ResponderExcluir
  5. Fabíola,

    obrigada pela visita ao meu blog e me seguir, retribuo na mesma moeda e deixo minha humilde opinião: lindo texto, lindo blog e mais eu até tentei ser diferente nesta vida com medo de não agradar os outros, mas descobri que não tem jeito mesmo, só consigo ser igual ao que sou e descobri que sou muito feliz assim...
    Bjs,
    Suzana Drummond

    ResponderExcluir
  6. Lindo! Muitas saudades! Belíssima escolha, Fabíola!
    Estive um tempo ausente, mudança de apartamento mas agora estou voltando devagarzinho. Obrigada pelas visitas constantes e comentários gentis deixados nos meus cantinhos.
    Fabíola, a Catia Bosso me indicou para ganhar o mesmo prêmio. Como soube do dela antes de ver o seu, já cumpri todos os desígnios a mim determinados...rsrsrs... Mas, mesmo assim, fico envaidecida de vc ter tido a intenção de ter me presenteado. Bjkas!

    ResponderExcluir