sábado, 17 de setembro de 2011

A Doçura de Aprender com Você ...

Após um jantar de adultos onde haviam muitas meninas e ele, o único, menino, entre elas, conversamos. Durante o banho, (necessário, pois passou boa parte do jantar sem tenis, com a peruca molhada de suor, exausto) resolve pensar  alto, falar sem parar sobre suas idéias a respeito das meninas...

1- As meninas são mesmo um tipo de gente (sic) bem esquisito: quando todas falavam ao mesmo tempo eu pedia calma, elas pareciam nervosas. Parecem bem competitivas, elas queriam que eu olhasse para elas todas de uma vez. E, eu mãe, só conseguia pensar como  queria brincar de policia e ladrão. 

2 - Quando vi que nenhuma delas ia aceitar a idéia da outra aproveitei e propus a brincadeira de polícia e ladrão. Elas toparam na hora. Fiquei tão feliz ! Mas, mãe, eu só fui ladrão, elas não me deixaram ser polícia (todas me diziam que eu sou mais forte- não entendi muito isso !) me escondi no banheiro, por que não era justo, elas eram muitas...

3 - Achei estranho por que eu ia desistir de brincar duas vezes, mas elas faziam uma cara de triste, de dar dó mãe, tive que ficar !

4 - Quando perguntei para ele se achava que tinha sido bom o jantar, rapidinho me respondeu: foi bom ! (ele não comeu nada), mas menina é bem difícil de entender !

João na altura de seus 08 anos constatou que precisa aprender a compreender as mulheres,  ...que pode ser bem interessante conviver com uma , mas muitas ao mesmo tempo denota competição e, em algumas circunstancias fragilidade.  
Fui dormir pensando que é melhor que ele exercite isso agora e não espere estar adulto para identificar as diferenças, perceber as relações com o mundo e aprender infinitamente os códigos do masculino e do feminino.
Enquanto alguns pais temem a convivencia entre os generos, sob a absurda idéia de que isso pode afetar a escolha da sexualidade acredito que lidar com gente e descobrir seus códigos pode ser a oportunidade de dirimir os desencontros nas relações, as dores da incompreensão e a solidão.
João em suas experiências de menino tem me tornado mais pensante do que de costume !  

Um comentário:

  1. Fabiola, gostei demais do teu texto. A gurizada vai aprendendo e a gente aprendendo junto com eles. Relacionamento humano é complicado para todos independente da idade. Parabéns pelo texto. Um abraço!

    ResponderExcluir