“Exagerar no tamanho do problema envolve a vontade de chamar a atenção para si mesmo. É um modo de aumentar a própria importância. Muitas vezes, também pode se tratar de um deslocamento, ou seja: a reação é desproporcional à situação atual, mas seria adequada a uma outra questão, que ficou guardada no inconsciente.
Um exemplo clássico: depois de ser demitido, você desconta em alguém no trânsito. "A descarga emocional é real, mas direcionada à pessoa errada”, completa o psicólogo.
Para André, a mesma tempestade, se desabasse no oceano, teria menos efeito do que uma marola. “Assim é para uma mente estável. Mesmo um grande problema pode ser vivido com serenidade e livre de afetações.”
Foto Internet
Viver com serenidade ou pelo menos tentar é estabelecer uma relação com a vida de forma a compreender o TODO E AS PARTES e não se centrar apenas no recorte daquilo que não funcionou, ou não deu certo. Quando olhamos apenas a parte que não encaixa do quebra-cabeça perdemos a noção do todo ... e em boa parte das vezes desistimos de buscar a solução.
SERENIDADE JÁ !
Nenhum comentário:
Postar um comentário